sexta-feira, 1 de abril de 2011

Biografia Clive Staples Lewis

 
      Clive Staples Lewis nasceu em Belfast na Irlanda do Norte em 29 de novembro de 1898 . Filho de Albert e Flora Lewis , C.S.Lewis tinha apenas um irmaõ , Warren Lewis . A familia era de fé envangelica e frequentava a igreja da Irlanda . 
      Conhecido por sua obra acadêmica sobre literatura medieval , Apologítica cristã e pela sua obra de ficção as Crônicas de Nárnia . 
      Quando adolescente, Lewis e seu irmão Warren (três anos mais velhos que ele) passavam quase
todo tempo dentro de casa dedicando-se a leitura de livros clássicos, e distantes da realidade materia
lista e tecnológica do século xx. Aos 10 anos , a morte prematura de sua mãe fez com que ele ainda mais se isolasse da vida comum dos garotos de sua idade, buscando refúgio no campo de suas histórias e fantasias infantis.
     Na sua adolescência encontrou a obra do compositor Richard Wagner e começou a se interessar pe
la mitologia nórdica.


            Educação  
   Sua educação foi iniciada por um tutor particular , e mais tarde no Malvern  College na Inglaterra. Em 1916 aos 18 anos foi ademitido na University College em Oxford. Seus estudos foram interrompi_
do pelo serviço militar na primeira Guerra Mundial em 1918 voltou á Oxford . 
    Foi professor de Literatura Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge . Tornou-se altamente respeitado neste campo de estudo , tanto como professor como escritor . 

            Vida e obra 
     Tornou-se popular durante a II guerra mundial , por suas palestras transmetidas , pelo rádio e por seus escutos , sendo chamado de '' apóstolo dos céticos '', especialmente nos Estados Unidos . Suas palestras tocavam profundamente seus ouvintes da rádio BBC de Londres . na sua última palestra '' O novo homem '' , Lewis disse : '' Olhe para você , e você vai encontrar em toda longa jornada de sua vida apenas odio , solidão , desespero , ruína e decadência . Mas olhe para Cristo e você vai encontrá-lo , e com ele tudo o que mais que você necessita .   
    C.S.Lewis morreu em 22 de novembro de 1963 , no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos , John F. Kennedy foi assassinado e em que morre Aldous Huxley . A coincidênncia serviu como pano de fundo para o livro Díalogo - Um debate além da morte entre John F. kennedy , C.S.Lewis e Aldous Huscley , de Peter Krrft , onde os três personagens , representendo o tesímo ocidental ( Lewis ) , o humanismo ocidental ( Kennedy ) eo panteísmo oriental ( Huxley ) discutem sobre religião e cristianismo .
      
       Livros disponíveis  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário